Asa Branca (locutor)

Vá Com Deus Asa

Waldemar Ruy dos Santos (Turiúba-SP, 19 de abril de 1962 — São Paulo4 de fevereiro de 2020), mais conhecido como Asa Branca, foi um locutor profissional de rodeios e cantor brasileiro. Considerado um dos mais notórios locutores de rodeios do país, ele revolucionou a locução de rodeios no Brasil no final dos anos 1980 ao incrementar a locução a partir de um microfone sem fio, o que lhe permitia narrar de dentro da arena e entrevistar os peões ao vivo. Além do microfone sem fio, Asa Branca introduziu fogos de artifício, contratou DJ para tocar músicas de rock antes de o peão entrar em cena e criou rimas rápidas que deixavam o público maravilhado.

Em 1998, ele disputou as eleições para deputado federal pelo PSDB, mas perdeu.

Faleceu em 4 de fevereiro de 2020 em decorrência de um câncer na garganta

Carreira

Asa Branca começou a carreira nas arenas montando em touros bravos. A carreira de peão de boiadeiro foi interrompida após um acidente, quando o chifre de um boi chegou a perfurar seu pulmão, a partir disso se tornou locutor profissional. Uma das suas principais características nesta profissão foi a sua habilidade com o microfone e a capacidade de inovar sempre, como levar o microfone para dentro das arenas, trazendo assim mais emoção ao público dos rodeios.[7] Inovou, também, nas aberturas de rodeios com atrações e apresentações especiais como a presença do cavalo e do helicóptero.

Investiu muito no profissionalismo desse esporte, envolvendo-se com política para garantir os direitos dos atletas. Em Barretos, apresentou o então candidato à presidência do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, à uma plateia que aguardava sua apresentação na festa. Neste dia o rodeio ganhou mais força política e se tornou um dos esportes mais praticados em nosso país.

Sua última apresentação foi na abertura de um rodeio em Fernandópolis-SP, em 2018.

Aparições na TV

Asa Branca também fez sucesso na TV, onde apresentou o Som Brasil e o especial Amigos, na Rede Globo, e teve participações em novelas como Mulheres de Areia e Rei do Gado, também da Rede Globo. Marcou presença em diversos programas de TV e rádio, como Domingo Legal (SBT), Domingão do Faustão (Globo), Hebe (SBT), Domingo Show (Record), Silvia Poppovic (Band), dentre outros.[12]

Doença

Em 2013, foi hospitalizado por 83 dias devido a uma neurocriptococose, popularmente chamada “doença do pombo”, que atinge o sistema nervoso. Chegou a ser submetido a seis cirurgias no cérebro, mas venceu a doença e retornou aos rodeios em 2014. Por causa da neurocriptococose, Asa Branca adquiriu a meningite bacteriana e hidrocefalia. Para controlar as doenças, necessita tomar remédios todos os dias e ir frequentemente ao médico para realização de exames.

Enfrentou, desde 2017, um câncer na garganta, passando por várias sessões de radioterapia. A doença progrediu atingindo estado terminal. O documentário A Última Lenda dos Rodeios, uma produção da Veja e Kurundu Filmes, lançado em 26 de agosto de 2018, no encerramento da Festa do Peão de Barretos, retrata a vida do locutor. A produtora Sentimental Filmes, em parceria com a Querosene Filmes e a Universal Pictures, lançou, em 2018, o filme Asa Branca – A Voz da Arena. Sob a direção de Guga Sander, o longa conta a história de Asa Branca.

Morte

Além de ser portador do HIV desde 2007, Asa Branca foi diagnosticado, em 2017, com câncer na garganta. Numa entrevista concedida à Veja, afirmou que seus problemas de saúde “eram resultado da prática e do incentivo à violência contra bois e cavalos”. O locutor foi internado em 2 de fevereiro de 2019 em estado crítico, segundo uma nota divulgada pela família. No entanto, em 4 de fevereiro de 2020, o quadro se agravou e o locutor veio a falecer no Instituto do Câncer, em São Paulo.

Discografia

  • 1996 – Cowboy Country (Paradoxx Music)
  • 1997 – Cowboy Country – Volume 2 (Paradoxx Music)
  • 1998 – Asa Branca Romântico Especial (Paradoxx Music)

com a dupla “Asa Branca e Rancharia”

  •  ? – Rodeio (EP)
  • 2018 – Na Pegada do Cowboy

Participações em outros projetos

  • Participação especial na música “Segura Peão”, presente no álbum “Ventos Uivantes” de Sérgio Reis

Filmografia

Televisão

AnoPrograma/NovelaTipoEmissoraPapel
1993Mulheres de AreiaNovelaRede GloboEle Mesmo
1996O Rei do GadoNovelaRede GloboEle Mesmo
1996AmigosEspecialRede GloboApresentador
1997Som BrasilPrograma MusicalRede GloboApresentador

Cinema

AnoFilmeInfoRef.
2015A Última Lenda dos RodeiosDocumentário Biográfico[21]
TBDAsa Branca – A Voz da ArenaCinebiografia[22]

Livros

Biografias

AnoLivroAutoriaEditora
2019Asa Branca – A BiografiaRaul MarquesLetramento Editora e Livraria

Publicado por nilsonas

Sou apenas um apaixonado pela MUSICA SERTANEJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: