Velha Fazenda – Lourenço e Lourival

Lourenço & Lourival
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lourenço & Lourios irmãos Arlindo Cassol e Antonio Cassol, são uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil nascidos na região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Lourenço e Lourival são filhos de lavradores, e portanto, trabalharam na lavoura desde cedo, porém, sempre sonhando com a vida artística. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones.
Logo cedo começaram a se apresentar em rádio de Ribeirão Preto. No começo da carreira, eles eram Maurinho e Toninho”. Em 1959, Lourenço, com 13 anos, e Lourival, com 11, então Maurinho e Toninho, foram tentar a vida em São Paulo, e depois de muita luta em rádio de São Paulo, foram contratados.
Pouco tempo após, foram para a Rádio Bandeirantes, e depois, para a Rádio Nacional, onde demonstravam seu trabalho.
Lourenço e Lourival, na Rádio Record, onde trabalhavam Zé Bétio e José Russo, eram apresentados com “as vozes de cristal”.
Entre os sucessos emplacados por Lourenço & Lourival, estão “Se ainda existe amor”, “Canga do tempo”, “A caneta e a enxada”, “Menina da aldeia”, “Armadilha do destino”, “Velha porteira”, “A cruz que carrego”, “Meu reino encantado”, “O telefone”, “Anel de noivado”, “Como eu chorei”, “Franguinho na panela” …
Aos 14 anos começamos a cantar na Rádio 79, em Ribeirão Preto, no programa “Festinha na Roça” do Compadre Barbosa, componente da dupla Barreiro e Barroso.
Aos 15 anos mudaram-se para São Paulo, onde começaram a trabalhar na Rádio América. Foram contratados pela gravadora Continental, ainda com o selo Chantecler, onde gravaram 1 disco de 78 rotações com amor derrotado de João Pereira Guimarães e “comprometida” musica de Lourival e letra de Lourenço e depois vem o seu segundo disco de 78 rotações desta vez pela odeon com as música “beija flor” e “pagode da comparação” posteriormente seu 1º LP.
Pouco tempo depois foram para a Rádio Bandeirantes, no programa Serra da Mantiqueira e, logo após, para a Rádio Nacional, onde tiveram como companheiros de trabalho nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Abel e Caím, Zé Fortuna, entre outros.
Em 74 foram trabalhar no programa Linha Sertaneja Classe A, na Rádio Record, juntamente com Zé Béttio e José Russo, onde permaneceram durante 16 anos. Lá receberam o título carinhoso de “as vozes de cristal”.
Lançaram mais 30 LPs pela gravadora Chantecler, trabalhos remasterizados e disponíveis atualmente em CDs, e 15 títulos pela gravadora RGE.
Contratados desde 2004 pela Gravadora Alegreto, já lançaram mais 3 CDs e alguns DVDs em parceria com outras duplas. O projeto do 1° DVD da dupla já está em andamento e em breve os fãs poderão conferir este novo trabalho.
Queridos e respeitados pelos fãs de todo Brasil e até do exterior, como Estados Unidos, Japão e Mercosul, não param de viajar, mantendo viva a verdadeira música raiz brasileira.
O pouco tempo livre da dupla é dedicado às suas famílias e outras atividades paralelas em sua cidade natal, onde fazem questão de permanecer cultivando suas raízes. Como reconhecimento destes trabalhos, foram presenteados em 1997 com o título de “Cidadãos Ribeirão pretanos”.
A humildade e simpatia são marcas registradas destes irmãos, que fazem questão de receber seus fãs e amigos, conquistados ao longo destes 45 anos de muito trabalho.
Se apresentaram em 2010 na cidade de Nova Brescia.
Crédito: Ederaldo Gonçalves

Publicado por nilsonas

Sou apenas um apaixonado pela MUSICA SERTANEJA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: